Projeto bilateral promove literacia climática e formação de estudantes em Portugal e na Noruega

Publicação
20 Março 2025
Categorias
Ao longo de 2024, o projeto bilateral “Jornalismo Climático vai à Universidade: um projeto transfronteiriço” uniu a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), de Portugal, e a Oslo Metropolitan University (OsloMet), da Noruega, com o objetivo de fortalecer a formação em jornalismo climático.

Reconhecendo que a crise climática apresenta desafios para os jornalistas, pelo seu carácter complexo, transversal e multidisciplinar, este projecto pretendeu dar um contributo para o desenvolvimento de competências essenciais e literacia climática nos jovens jornalistas ainda durante o seu percurso no Ensino Superior.

O intercâmbio teve início com as visitas que as duas equipas compostas por professores e estudantes de ambas as universidades realizaram à universidade parceira. A equipa portuguesa, composta por três docentes e dois estudantes de Jornalismo da ESCS, viajou para Oslo em fevereiro de 2024, enquanto quatro docentes e dois estudantes noruegueses visitaram Lisboa em março. Esta colaboração permitiu a troca de conhecimentos e experiências valiosas para todos os envolvidos.

Ao longo da semana das visitas, uma das principais atividades do projeto foram as masterclasses conduzidas por professores da ESCS e da OsloMet, que tiveram como objetivo aprofundar os conhecimentos dos participantes e proporcionar intercâmbios culturais focados no jornalismo climático. Para os estudantes, essa experiência traduziu-se numa oportunidade de alargar as suas competências profissionais e adquirir uma perspetiva global sobre a cobertura jornalística da crise climática.

Durante o trabalho de campo em Oslo e Lisboa, os alunos realizaram pesquisas e entrevistas sobre temas relevantes para ambos os países, ligados à crise climática, e produziram reportagens que se tornaram resultados tangíveis do projeto. A reportagem multimédia dos alunos portugueses, Gabriel Miraldo e Maria Maia, sobre sustentabilidade ambiental e social em Oslo, foi publicada na secção Azul do jornal Público.

Em março, durante a visita da equipa de Oslo a Lisboa, um dos marcos do projeto foi a realização do Seminário sobre Jornalismo Climático, realizado na ESCS, um evento que reuniu jornalistas e investigadores, académicos e estudantes, abordando a evolução do jornalismo climático e os desafios que coloca a professores, estudantes de jornalismo e profissionais da área.

Como resultado final, o projeto resultou na criação de um Handbook sobre Jornalismo Climático, um guia destinado a estudantes do Ensino Superior na área do Jornalismo. Um guia (disponível em inglês, português e norueguês) que procura dar aos estudantes as ferramentas, estratégias e conhecimentos essenciais para um primeiro mergulho na cobertura jornalística de questões ambientais e climáticas, fortalecendo a base da literacia climática de forma abrangente e para lá de Portugal e da Noruega.

O projeto coincidiu também com a introdução da primeira unidade curricular de Jornalismo Climático em Portugal, lançada pela ESCS em fevereiro de 2024. O Handbook e as masterclasses realizadas ao longo do ano contribuíram decisivamente para a consolidação da unidade curricular, com a partilha de conhecimentos entre os docentes ajudando a enriquecer o conteúdo programático.

Com este projeto, Portugal e a Noruega deram um passo importante na formação de jornalistas mais preparados para enfrentar a crise climática, equipando-os com as competências necessárias para cobrir um dos maiores desafios da atualidade.