No próximo dia 5 de novembro, pelas 18h30, na sala 2P9, realiza-se a apresentação pública dos resultados finais do projeto de investigação “+LONGE: Consumo e Idadismo – Expectativas, Significados Culturais e Estereótipos na Publicidade para Consumidores Seniores”, financiado pela 9ª edição do programa IDI&CA, do Instituto Politécnico de Lisboa.
O projeto, desenvolvido no âmbito da ESCS-IPL e do LIACOM, teve como propósito compreender de que forma os consumidores seniores (60+) se relacionam com as tecnologias de informação e comunicação e com os social media, analisando ainda a sua jornada de consumo e as representações publicitárias que lhes são dirigidas.
A partir de um enquadramento transcultural – envolvendo Portugal, Espanha e Estados Unidos -, a investigação procurou identificar estereótipos e expetativas associadas ao envelhecimento e refletir sobre os desafios que o idadismo na comunicação coloca à publicidade contemporânea.
O evento contará com a apresentação dos principais resultados da investigação, seguida de comentários de Raoul Van Harten e outros convidados, e culminará com a inauguração da exposição “#Esta publicidade não é para velhos”, inspirada nos temas centrais do projeto.
O LIACOM convida toda a comunidade académica e o público interessado a participar neste momento de partilha científica e reflexão crítica sobre o papel da publicidade na representação do envelhecimento.
Do projeto fazem parte os investigadores do LIACOM Sandra Miranda (coordenação do projeto), Ana Cristina Antunes, Jorge Veríssimo, Maria do Rosário Correia e Alexandra Miguel, bem como as investigadoras internacionais Sydney Chinchana (Akron University, EUA) e Macarena Cuellar (Extremadura University, Espanha).