Laboratório / Missão, Visão e Objetivos

Missão e Visão

O LIACOM é um novo centro de investigação que tem como matriz científica o campo de estudo das ciências da comunicação, e que pretende desenvolver uma base investigativa de cariz Aplicado e Laboratorial, baseada num ambiente de experimentação, de criatividade e inovação, com forte ligação às pessoas, às organizações, aos territórios e às comunidades.
De raiz politécnica, a visão do LIACOM baseia-se na premissa de que a intersecção e a colaboração multidisciplinar e inter-profissional entre investigadores e especialistas/profissionais (estes últimos, com assento profissional no sector de atividade da comunicação e dos media: jornalistas, publicitários, relações públicas, designers, produtores, markteers, entre outros) podem co-criar, impulsionar soluções de valor acrescentado e transferir conhecimento para o sector dos media e da comunicação, e com ele contribuir para a valorização e progresso do tecido social e económico das regiões e do país.
É da combinação da expertise de investigadores de diferentes áreas disciplinares e com perfis profissionais da área da comunicação; do estabelecimento de uma intricada, coesa e privilegiada rede de ligação e parcerias com associações e empresas; e do importante cunho tecnológico e laboratorial que o LIACOM possui, que acreditamos reunirmos as condições e a massa crítica para assegurar o sucesso do nosso centro de investigação.

Regulamento LIACOM Versão PT.

Objetivos

O LIACOM assenta nos seguintes Objetivos principais:

Investigação aplicada

Realizar investigação aplicada no campo da comunicação e dos média assente numa lógica de cocriação e justaposição com o tecido empresarial e com as comunidades.

Investigação em harmonia com os ODS

Realizar investigação aplicada que contribua para o desenvolvimento de sociedades democráticas, multiculturais, acolhedores, e sustentáveis, em harmonia com os ODS.

Comunicação como vetor estratégico no desenvolvimento

Pensar e promover a comunicação aplicada como vetor estratégico no desenvolvimento das comunidades, das regiões e da sociedade.

Partilhar, estimular e envolver

Partilhar, estimular e envolver os investigadores, os cidadãos e a comunidade com o conhecimento e com a cultura científica, apresentando-se como uma forma inclusiva, colaborativa e transformadora para a ciência e para as sociedades.

Temas e Pilares

Partindo de uma perspetiva inter e multidisciplinar, o LIACOM agrega investigadores com diferentes formações teóricas e tradições metodológicas, estando organizado em dois grandes eixos científicos. Esses eixos correspondem, classicamente, aos eixos de ensino e investigação que se têm vindo a desenvolver na ESCS-IPL há mais de 30 anos, sedimentando as bases científicas e o conhecimento com raízes teóricas na comunicação, mas que consideramos (algumas delas) estarem sub-representados, sobretudo em Portugal, na área dos estudos em comunicação aplicada. Referimo-nos, por exemplo, à Comunicação Estratégica (Comunicação Corporativa, as Relações-Públicas e Comunicação Publicitária), à Comunicação em Marketing ou à Comunicação Audiovisual e Multimédia.

A primeira, Media, Cultura e Tecnologia, está particularmente direcionada para as seguintes linhas temáticas:

Clima, Território e Sustentabilidade: estudar o papel dos meios de comunicação e dos seus profissionais como elementos centrais na mediação da agenda relativa ao clima e às alterações climáticas, garantindo a sustentabilidade ambiental, social e económica dos territórios e das suas comunidades.


Democracia, Literacia e Cidadania: discutir o papel da literacia mediática, da cidadania ativa e informada para uma sociedade inclusiva, livre e democrática.

Tecnologia e Mediação: explorar como a tecnologia media as relações sociais, as narrativas culturais e a construção da realidade, ao mesmo tempo em que questiona seus impactos e implicações éticas na sociedade contemporânea.


A segunda, Comunicação, Estratégias e Criatividade, está particularmente direcionada para as seguintes linhas temáticas:
Comunicação de interesse público: perspetivar a comunicação com e para as comunidades, desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar coletivo, na participação cívica e no progresso social, como é o caso das questões de saúde, do género, da discriminação, do envelhecimento, da ciência ou do clima.


Dinâmicas e Desafios Organizacionais: abordar os novos desafios, as novas formas de governance, e equilíbrios instáveis entre o sucesso organizacional e o bem comum que as organizações (latu sensus) enfrentam, evidenciando o papel estratégico da comunicação e dos profissionais de comunicação nas organizações, na sua relação com a sociedade, em especial com o sector empresarial e público.


Estratégias, Marcas e Consumo: Analisar o consumo, o consumidor e as práticas de consumo na sua relação com as marcas, enquanto dimensões enquadradas à luz de um quadro social, cultural e comunicacional estratégico próprio.

Laboratório / Organização

Informação brevemente disponível.

Laboratório / Comissão de Acompanhamento

O Conselho de Acompanhamento Externo desempenha um papel vital na promoção e garantia da relevância e excelência do LIACOM, garantindo uma avaliação independente e especializada sobre as suas atividades científicas. Desempenha um papel determinante no apoio ao planeamento estratégico do centro, na sua monitorização, na produção de recomendações de melhoria, e na produção de feedback independente.

Joaquim Mateus Paulo Serra  – Universidade da Beira Interior (Portugal)

Margarida Krohling Kunsch – Universidade de São Paulo (Brazil)

Mark Deuze – University of Amsterdam (Netherlands)

Nicole d’Almeida – Université Paris-Sorbonne (France)

Laboratório / Valores e Ética

Uma orientação ética está no cerne da agenda de investigação do LIACOM. Este Laboratório coloca os valores e princípios éticos na vanguarda da investigação científica, considerando-os como questões fundamentais para assegurar a credibilidade, legitimidade e confiança na investigação realizada por todos os seus membros.

O LIACOM prioriza os princípios éticos, integrando-os nos seus valores essenciais. Estes princípios, destinados a reger o planeamento da investigação e as abordagens e procedimentos metodológicos neste Laboratório, incluem integridade na investigação, transparência, orientação para o benefício e não causar danos, justiça na distribuição dos benefícios e riscos da investigação, tratamento ético dos participantes e uso responsável dos dados, no que diz respeito à proteção, partilha e abertura dos dados. Os seus princípios e diretrizes éticos observam e estão alinhados com as diretrizes e normas da Comissão Europeia (por exemplo, o Procedimento de Avaliação Ética do H2020) e o código da ALLEA.

Investigadores

Os investigadores são incentivados a adotar e aderir a estes princípios, reconhecendo a sua importância fundamental para manter normas rigorosas na investigação no amplo campo da comunicação. Desde a sua criação, o LIACOM tem estado comprometido com estes princípios, adotando um quadro de investigação e inovação responsável que incorpora considerações éticas nas fases de planeamento e implementação da investigação. Este quadro estabelece uma base de integridade, responsabilidade, sustentabilidade, relevância social e transparência na investigação, visando promover um ambiente positivo, inclusivo e responsável para todos os seus membros e pessoas, grupos ou comunidades com quem possam interagir.

Medidas e práticas éticas adotadas

Para caracterizar melhor a nossa abordagem ética, é relevante abordar as medidas e práticas éticas adotadas no LIACOM.

Relativamente às medidas éticas, estão a ser criados dois mecanismos. O primeiro é um Comité de Ética, destinado a oferecer orientação e aconselhamento a colegas e estudantes conforme necessário, para abordar questões relacionadas com a investigação e fomentar um ambiente de apoio à tomada de decisões éticas. Será implementado um processo claro e transparente para a aprovação ética de projetos de investigação, garantindo que todos os projetos sejam submetidos a uma rigorosa avaliação ética antes do seu início.

O segundo mecanismo está relacionado com a formação e a sensibilização para as questões éticas na comunidade académica. Será desenvolvido um programa de formação ética para investigadores, docentes e estudantes. Os seus conteúdos abrangem as diretrizes éticas da CE, a conduta responsável na investigação, as leis de proteção de dados (como o RGPD) e as considerações éticas específicas na investigação em comunicação.

Adicionalmente, serão desenvolvidas campanhas de sensibilização, para manter as considerações éticas na vanguarda das atividades de investigação. Isto assumirá a forma de um ciclo de Seminários de Investigação Responsável, visando mobilizar investigadores bem como equipas de investigação para uma reflexão e debate aprofundados sobre questões éticas importantes, garantir a consciencialização das normas éticas através de dilemas éticos e disseminar as melhores práticas.

Estritamente articulado e alinhado com os princípios acima mencionados, o LIACOM adotou um conjunto de práticas éticas abrangendo o recrutamento e seleção de participantes, consentimento informado, proteção e privacidade dos dados, gestão de dados (armazenamento, partilha e destruição de dados), envolvimento dos stakeholders, bem como monitorização e avaliação regulares.

Todos os tópicos e projetos de investigação são submetidos a uma análise cuidadosa e rigorosa, para estabelecer e salvaguardar que a dignidade inerente, direitos, segurança e bem-estar sejam assegurados, tanto para investigadores, participantes e colaboradores. O nosso compromisso sublinha uma dedicação firme à conduta ética e à gestão responsável, garantindo que as nossas ações estejam alinhadas com os nossos valores. Uma atenção especial e adesão aos princípios e práticas éticas são dadas quando se lida com tópicos sensíveis no âmbito da comunicação, quando se aborda indivíduos ou populações vulneráveis e quando estudantes de doutoramento ou mestrado estão envolvidos na investigação.

O LIACOM utiliza sistematicamente métodos transparentes e não coercivos para o recrutamento de participantes. A diversidade, inclusão e justiça são práticas éticas usualmente adotadas e mantidas durante o processo de seleção dos participantes de investigação, para alcançar uma representação equilibrada de perspetivas, crenças, atitudes e experiências, minimizar o viés e aumentar a integridade e validade dos resultados da investigação.

Proteção e a privacidade dos dados

A proteção e a privacidade dos dados também são questões primordiais. Uma estrita conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é visível em todas as atividades de investigação, especialmente aquelas que envolvem dados pessoais. Além de garantir o consentimento informado, que se destaca como uma prática primária e fundamental no LIACOM, foram desenvolvidos protocolos claros e rigorosos para salvaguardar informações sensíveis e proteger o anonimato dos participantes sempre que possível.

As nossas práticas de gestão de dados incluem protocolos robustos para armazenamento, partilha e destruição de dados. Os métodos de armazenamento foram desenhados para serem seguros e proteger a privacidade. Foram adotadas práticas de partilha responsável, uma vez que a abertura através da partilha de metodologias, dados e resultados de investigação pode impulsionar o conhecimento e fomentar a investigação colaborativa. Ao mesmo tempo, estas práticas de partilha respeitam e mantêm as questões de privacidade e confidencialidade. É adotada a destruição sistemática dos dados após um determinado período, para evitar o acesso não autorizado e manter os direitos dos participantes e os padrões de confidencialidade.

Adicionalmente, haverá uma monitorização e avaliação regulares das práticas de investigação, envolvendo auditorias éticas dos projetos de investigação para garantir a conformidade contínua com os padrões éticos do LIACOM. Também será implementado um mecanismo para relatar e abordar preocupações ou violações éticas.

O LIACOM está comprometido em manter uma reflexão e diálogo contínuos com stakeholders, procurando refinar as práticas éticas e enfrentar os desafios e responsabilidades evolutivas da investigação em comunicação num mundo em rápida mudança.

Laboratório / Redes

Informação brevemente disponível.

Laboratório / Contactos

Escola Superior de Comunicação Social, Campus de Benfica do Politécnico de Lisboa
1549-014 Lisboa

Tel: 21 711 90 00

E-mails: liacom[@]escs.ipl.pt

Laboratório / Kit de Imprensa

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