Áreas de Investigação

Publicação
18 Abril 2024

Partindo de uma perspetiva inter e multidisciplinar, o LIACOM agrega investigadores com diferentes formações teóricas e tradições metodológicas, estando organizado em dois grandes eixos científicos.

O primeiro, Media, Cultura e Tecnologia, está particularmente direcionado para as seguintes linhas temáticas:

Clima, Território e Sustentabilidade: estudar o papel dos meios de comunicação e dos seus profissionais como elementos centrais na mediação da agenda relativa ao clima e às alterações climáticas, garantindo a sustentabilidade ambiental, social e económica dos territórios e das suas comunidades.

Democracia, Literacia e Cidadania: discutir o papel da literacia mediática, da cidadania ativa e informada para uma sociedade inclusiva, livre e democrática.

Tecnologia e Mediação: explorar como a tecnologia medeia as relações sociais, as narrativas culturais e a construção da realidade, ao mesmo tempo em que questiona os seus impactos e implicações éticas na sociedade contemporânea.

Ética e práticas profissionais: Estudar e compreender os processos e padrões éticos associados às práticas profissionais em comunicação, em sociedades complexas como aquelas em vivemos, num contexto tecnologicamente mediado, datificado e, simultaneamente, plural, globalizado e fragmentado.

O segundo, Comunicação, Estratégias e Criatividade, está particularmente direcionado para as seguintes linhas temáticas:

Comunicação de interesse público: perspetivar a comunicação com e para as comunidades, desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar coletivo, na participação cívica e no progresso social, como é o caso das questões de saúde, do género, da discriminação, do envelhecimento, da ciência ou do clima.

Dinâmicas e Desafios Organizacionais: abordar os novos desafios, as novas formas de governance, e equilíbrios instáveis entre o sucesso organizacional e o bem comum que as organizações (latu sensus) enfrentam, evidenciando o papel estratégico da comunicação e dos profissionais de comunicação nas organizações, na sua relação com a sociedade, em especial com o sector empresarial e público. 

Estratégias, Marcas e Consumo:Analisar o consumo, o consumidor e as práticas de consumo na sua relação com as marcas, enquanto dimensões enquadradas à luz de um quadro social, cultural e comunicacional estratégico próprio.