Investigação / Áreas de Investigação

Partindo de uma perspetiva inter e multidisciplinar, o LIACOM agrega investigadores com diferentes formações teóricas e tradições metodológicas, estando organizado em dois grandes eixos científicos.

O primeiro, Media, Cultura e Tecnologia, está particularmente direcionado para as seguintes linhas temáticas:

Clima, Território e Sustentabilidade: estudar o papel dos meios de comunicação e dos seus profissionais como elementos centrais na mediação da agenda relativa ao clima e às alterações climáticas, garantindo a sustentabilidade ambiental, social e económica dos territórios e das suas comunidades.

Democracia, Literacia e Cidadania: discutir o papel da literacia mediática, da cidadania ativa e informada para uma sociedade inclusiva, livre e democrática.

Tecnologia e Mediação: explorar como a tecnologia medeia as relações sociais, as narrativas culturais e a construção da realidade, ao mesmo tempo em que questiona os seus impactos e implicações éticas na sociedade contemporânea.

Ética e práticas profissionais: Estudar e compreender os processos e padrões éticos associados às práticas profissionais em comunicação, em sociedades complexas como aquelas em vivemos, num contexto tecnologicamente mediado, datificado e, simultaneamente, plural, globalizado e fragmentado.

O segundo, Comunicação, Estratégias e Criatividade, está particularmente direcionado para as seguintes linhas temáticas:

Comunicação de interesse público: perspetivar a comunicação com e para as comunidades, desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar coletivo, na participação cívica e no progresso social, como é o caso das questões de saúde, do género, da discriminação, do envelhecimento, da ciência ou do clima.

Dinâmicas e Desafios Organizacionais: abordar os novos desafios, as novas formas de governance, e equilíbrios instáveis entre o sucesso organizacional e o bem comum que as organizações (latu sensus) enfrentam, evidenciando o papel estratégico da comunicação e dos profissionais de comunicação nas organizações, na sua relação com a sociedade, em especial com o sector empresarial e público. 

Estratégias, Marcas e Consumo:Analisar o consumo, o consumidor e as práticas de consumo na sua relação com as marcas, enquanto dimensões enquadradas à luz de um quadro social, cultural e comunicacional estratégico próprio.

Investigação / Cátedra UNESCO

A candidatura criação de uma Cátedra UNESCO em Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania na ESCS (Escola Superior de Comunicação Social) / Instituto Politécnico de Lisboa foi favoravelmente avaliada pela UNESCO. O acordo assinado entre a ESCS / IPL e a organização das Nações Unidas terá validade pelos próximos 4 anos. Coordenada por Fernanda Bonacho e João Abreu, a Cátedra em Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania é a primeira Cátedra UNESCO especializada em Comunicação e Literacia Mediática em Portugal. Os objetivos da Cátedra da ESCS estão alinhados com a Agenda 2030 e a estratégia da UNESCO para 2022-29 e trabalhará para:

  • garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, a fim de reduzir desigualdades e promover sociedades de aprendizagem e criatividade;
  • promover a ciência, tecnologia, inovação e o património natural visando sociedades sustentáveis e a proteção do meio ambiente;
  • promover a liberdade de expressão, a diversidade cultural, a educação para a cidadania global e proteger o património para construir sociedades inclusivas, justas e pacíficas;
  • desenvolver e disseminar conhecimentos, habilidades e padrões éticos para fomentar um ambiente tecnológico a serviço da humanidade.

Lançamento da Cátedra UNESCO Comunicação,
Literacia Mediática e Cidadania

Data: 30 de outubro de 2024
Horário: 15h00 – 17h30
Local: ESCS- Auditório Vítor Macieira

Investigação / Observatórios e Laboratórios

Investigação / Projetos de Investigação

LINHA DE INVESTIGAÇÃO 1 — MEDIA, CULTURA E TECNOLOGIA

  • Nome: Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação (com referência IPL/2016/AMOPC_ESCS)
  • Sinopse: Este projeto visa criar um repositório de memórias orais dos profissionais das várias áreas da comunicação. O projeto pretende constituir-se como um repositório de referência de património imaterial respeitante às profissões da comunicação, aberto à sociedade civil e à comunidade académica.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Coordenação: Prof.ª Doutora Filipa Subtil (fsubtil[@]escs.ipl.pt) e Prof. Doutor Jorge Souto (jsouto[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo

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  • Nome: Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem (com referência SAICT-POL/23382/2016)
  • Sinopse: Este projeto tem como objetivo encontrar soluções para comunicar a temática da paisagem a diferentes públicos. O projeto propõe a abertura de um espaço de diálogo sobre Paisagem entre os vários atores de um território através do desenvolvimento de uma plataforma digital de cariz museológico. Esta plataforma constitui-se como um protótipo de um futuro Museu da Paisagem.
  • Financiamento: projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
  • Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo

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  • Nome: PES_CE Entre Serras Project, a network of contemporary art in mountain areas (com referência 101100414-PES_CE).
  • Sinopse: O PES_CE explora a articulação de imagens com expressões e práticas artísticas desenvolvidas em paisagens de montanha em regiões de baixa densidade populacional. Com as atividades propostas (residências artísticas, workshops, caminhadas artísticas, exposições, ações com as comunidades, seminários e edição de publicações e recursos online, entre outras) o projeto pretende iniciar diálogos, reflexões e talvez novos eixos de solidariedade nestes territórios.
  • Financiamento: projeto co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Europa Criativa.
  • Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo

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  • Nome: Jornalismo climático na universidade: um projeto transfronteiriço (com referência FBR_OC2_85).
  • Sinopse: Os media são a principal fonte de informação sobre as alterações climáticas para os cidadãos na maioria dos países. O jornalismo desempenha um papel fundamental na educação e informação sobre um dos nossos maiores desafios sociais numa era de crise climática. No entanto, embora o jornalismo climático esteja a aumentar a nível mundial, a formação dos estudantes de jornalismo nesta área é muitas vezes insuficiente. Ao promover e aumentar a formação em jornalismo climático, o projeto transfronteiriço “O Jornalismo Climático vai à universidade”, com o apoio do programa “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação” dos EEA Grants, une a Escola Superior de Comunicação Social e a Oslo Metropolitan University numa iniciativa bilateral que visa criar uma influência tangível e construtiva nas próximas gerações de jornalistas e nas redações. Os resultados esperados têm potencial para serem duradouros, uma vez que este projeto piloto lançará as bases para uma parceria anual entre a ESCS e a OsloMet que, nos anos seguintes, continuará a apoiar, promover e reforçar a formação em jornalismo climático.
  • Financiamento: EEA Grants – “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação”
  • Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vera Moutinho (vmoutinho[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo
  • Parceiros: Oslo Metropolitan University (OsloMet)

  • Nome: EducArt_AI – A utilização da Inteligência Artificial no Ensino Superior Artístico (com referência IPL/IDI&CA2023/EducArt_AI_ESCS).
  • Sinopse: O EducArt_AI pretende estudar a utilização de Inteligência Artificial no ensino superior artístico, através de várias dimensões analíticas, de forma a permitir uma visão e uma compreensão transversal destas práticas emergentes. O projeto pretende também contribuir para a inovação pedagógica no ensino superior artístico, em Portugal.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Coordenador: Prof. Doutor Filipe Montargil (fmontargil[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Filipe Montargil (ESCS/IPL), Adriana Cardoso (ESELx/IPL), Catarina Ferraz (NOVA IMS/UNL) e Vítor Santos (MagIC – NOVA IMS/UNL).

  • Nome: MOOC – Introdução ao Jornalismo de Dados (com referência IPL/IDI&CA2023/MOOC-JorDt_ESCS).
  • Sinopse: Em Portugal, o Jornalismo de dados ainda é uma área a investir, quer nas redações quer nos currículos dos cursos de Comunicação, em geral, e nos de Jornalismo, em particular. Embora seja verdade que os jornalistas sempre trabalharam com dados quantitativos, o volume de dados que atualmente existe na nossa sociedade exige competências técnicas para que estes possam ser examinados com rigor, e assim poderem contribuir para se compreender melhor as questões sociais, políticas e económicas. Mas também para comunicar essa informação através duma narrativa visual clara e rigorosa. Para colmatar esta lacuna, iremos desenvolver um MOOC (Massive Open Online Course) que seja uma introdução ao Jornalismo de Dados. Este MOOC tanto pode ser útil para os estudantes de Comunicação, em particular de Jornalismo, mas também para os profissionais da área.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Cláudia Silvestre (csilvestre[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo
  • Equipa de investigação: Cláudia Silvestre (ESCS-IPL), Fátima Lopes Cardoso (ESCS-IPL), Fernanda Bonacho (ESCS-IPL), Helena Figueiredo Pina (ESCS-IPL), Maria José Mata (ESCS-IPL) e Susana Araújo (ESCS-IPL).

LINHA DE INVESTIGAÇÃO 2 — COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIAS E CRIATIVIDADE

  • Nome: SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing.
  • Sinopse: Projeto com uma abordagem multidisciplinar que visa desenvolver um quadro teórico tendo em conta os desafios atuais do turismo como a sustentabilidade, a digitalização e os comportamentos pós-pandemia dos consumidores, para um novo paradigma de marketing digital colaborativo no turismo. O quadro teórico abordará a forma como os agentes turísticos podem transitar para esse novo paradigma identificando as condições prévias necessárias, os agentes, as suas motivações, processos e resultados esperados. O projeto inclui ainda a validação empírica dos modelos teóricos a desenvolver e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativa para explorar, numa abordagem pragmática, como os modelos validados poderão ser implementados.
  • Financiamento: projeto financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
  • Coordenadora: Teresa Costa, ESCE/IPS (teresa.costa[@]esce.ips.pt)
  • Coordenador: Prof. Doutor João Rosário, ESCS-IPL (jrosario[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Teresa Costa (ESCE/IPS), Lurdes Calisto (ESHTE), João Ferreira do Rosário (ESCS-IPL), Célia Ramos (UAlg), Ana Teresa Machado (ESCS-IPL), Filipe Montargil (ESCS-IPL), Nuno Gustavo (ESHTE), Rui Madeira (ESTSetúbal/IPS), Sandra Nunes (ESCE/IPS) e Zélia Santos (ESCS-IPL).
  • Parceiros: CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo Turismo de Portugal, IP

  • Nome: Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA.
  • Sinopse: In today’s rapidly evolving global landscape, digital corporate communication and digital marketing have emerged as indispensable tools that transcend cultural, societal, corporate, and academic boundaries. Culturally, digital platforms have facilitated unprecedented cultural exchange and understanding, enabling individuals from diverse backgrounds to connect, share, and appreciate each other’s traditions and perspectives. Societally, digital communication has reshaped how we interact with organizations, mobilize for social causes, or stay informed, while digital marketing has transformed consumer behavior and expectations, impacting everything from product discovery to brand loyalty. In the corporate realm, digital strategies have become pivotal for organizations of different sectors and areas, enhancing stakeholder’s relationships and engagement, market reach, and profitability. Academically, the study of digital communication and marketing has become a vital field, providing insights into emerging trends to guide future professionals as they navigate this dynamic landscape. In sum, the relevance of digital communication and marketing today is paramount, influencing how we communicate, connect, and conduct business on a global scale while shaping the academic discourse surrounding these transformative phenomena.
  • Financiamento: projeto financiado pela FLAD – Programa UP, Ensino Superior 2024.
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Ana Teresa Machado (ESCS-IPL), André Sendin (ESCS-IPL), António Azevedo (ESCS-IPL), Tatiana Nunes (ESCS-IPL), Sandra Pereira (ESCS-IPL), Zélia Santos (ESCS-IPL), Kristen Schiele (PhD, MBA, Associate Professor of Clinical Marketing, University of Southern California USC Marshall), Larry Vincent (PhD, Associate Professor of the Practice of Marketing, USC Marshall) e Arianna Uhalde (PhD, Assistant Professor of Clinical Marketing, USC Marshall).
  • Parceiros: University of Southern California, USC Marshall.

  • Nome: FLOW: Enfrentando Obstáculos ao bem-estar na Academia, será a comunicação organizacional um ponto de partida? (com referência IPL/IDI&CA2023/FLOW_ESCS).
  • Sinopse: Este projeto pretende compreender de que forma as Instituições de Ensino Superior (IES) promovem, através da sua comunicação, o bem-estar dos estudantes, bem como a literacia sobre o mesmo. Através da realização de dois estudos qualitativos, este projeto dá voz aos responsáveis de comunicação e aos estudantes de diversas IES em Portugal.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Rita Monteiro Mourão (rmourao[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Cláudia Pacheco (Instituto Politécnico de Portalegre), Élmano Ricarte (IADE-Universidade Europeia), Inês Sousa (ISCTE-IUL), Ivone Ferreira (Universidade NOVA de Lisboa), Jaime Lourenço (Universidade Autónoma de Lisboa), Milton Cappelletti (IADE-Universidade Europeia), Pedro Marques Gomes (ESCS-IPL), Sandra Miranda (ESCS-IPL), Sónia Silva (UTAD e Universidade Católica) e Susana Mourão (Universidade Autónoma de Lisboa).
  • Parceiros: Federação Académica de Lisboa (FAL); Grupo de Trabalho (GT) de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação).

  • Nome: Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes.
  • Sinopse: Uma equipa multidisciplinar propõe-se, através de uma investigação exploratória de cariz misto, a analisar a comunicação do Programa Mentori@IPL – Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa, com o objetivo de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficientes para aumentar a adesão e compromisso dos estudantes.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Alexandra David (adavid[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Rute Agostinho, Conceição Soares (Serviço de Apoio Psicológico e Educativo / Serviços de Ação Social – IPL), Ana Gama (ESELx–IPL), Ana Margarida Costa (H&TRC – Health & Technology Research Center / ESTeSL – IPL), Ana Cristina Borges (ISEL–IPL), Rita Pereira (ISEL–IPL), Ana Alice Pedro (ISCAL–IPL) e Ana Raposo (ESCS–IPL).

  • Nome: PMEINCoope: A aplicação da teoria do capital social no estudo da capacidade de inovação através da coopetição por PMEs inseridas em clusters setoriais.
  • Sinopse: Este projeto foca-se na coopetição, um termo que define uma estratégia na qual as empresas colaboram com competidores. O principal objetivo do projeto consiste em entender de que forma a coopetição poderá contribuir para a inovação radical e/ou incremental por parte de pequenas e medias empresas inseridas em clusters setoriais.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenador: Prof. Doutor Nuno Tiago Baptista (nbaptista[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Sandra Miranda (ESCS-IPL), Maria José Dos-Santos (ESCS-IPL), Anna Carolina Boechat (UCP e IADE), Ana Margarida Barreto (UNL)e Fernando Jorge Ribeiro da Mata (CISAS-IPVC).
  • Participante: Paulo Tinta (ESCS-IPL).
  • Parceiro: CISAS-IPVC.

Investigação / Publicações

A revista Comunicação Pública é um projeto editorial de raiz multidisciplinar destinado à publicação de trabalhos de investigação, ensaios teóricos e notas críticas que, independentemente da diversidade de perspetivas, linguagens, contextos e objetivos que os caracterizem, façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão.

O Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa (RCIPL), criado em setembro de 2011, tem por objectivo divulgar a produção científica produzida pela sua comunidade académica, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, assegurar o depósito da memória intelectual e promover o livre acesso à informação ao público em geral.

Investigação / Revista Comunicação Pública

A revista Comunicação Pública é um projeto editorial no campo científico, académico e profissional da comunicação, fundado em 2005, na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS). Foca-se essencialmente na publicação de artigos, recensões, ensaios ou outros textos inéditos que façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão, integrando diferentes perspetivas, linguagens e contextos. A revista tem acesso aberto e obedece a um rigoroso sistema de arbitragem científica, sendo publicada duas vezes por ano, em junho e dezembro.

↦ Visitar o site da Revista Comunicação Pública

Investigação / Formação

Mestrado em Audiovisual e Multimédia

O mestrado em Audiovisual e Multimédia promove o desenvolvimento de competências no domínio da conceção e realização de produtos audiovisuais e multimédia, combinando as dimensões teórica e prática desta área. O curso permite aliar a componente reflexiva a uma aproximação dos estudantes ao mercado empresarial, de forma a que estes desenvolvam autonomia na resolução de problemas comunicacionais.

Coordenação do Curso:
Coordenador: Filipe Montargil
Subcoordenadora: Vanda de Sousa

Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas

O mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas permite a atualização dos profissionais em exercício e o consolidar de capacidades analíticas e técnicas dos recém-licenciados na área das Relações Públicas/Comunicação Pública. Num mundo complexo e global, a gestão das relações entre diferentes públicos é prioritária, tanto em contextos comunicacionais analógicos como digitais. As Relações Públicas são assim uma função organizacional estratégica, que concorre para expressar a identidade das empresas, entidades públicas ou privadas, organismos não-governamentais, grupos e até de indivíduos, permitindo-lhes ser reconhecidas pelos seus diferentes interlocutores e alcançar uma maior aproximação, confiança e envolvimento ativo.

Coordenação do Curso:
Coordenadora: Sandra Pereira
Subcoordenador: José Rui Reis

Mestrado em Jornalismo

O mestrado em Jornalismo conjuga componente de formação cultural e de investigação aplicada a uma componente de formação profissional e experimental. Pretende-se aprofundar as problemáticas dos estudos sobre os media e o jornalismo e dotar os estudantes de competências específicas em áreas de especialização jornalística.

Coordenação do curso:

Coordenadora: Fernanda Bonacho
SubcoordenadorCarlos Andrade

Mestrado em Publicidade e Marketing

O mestrado em Publicidade e Marketing pretende desenvolver e aprofundar conhecimentos nas áreas da Publicidade e do Marketing, assim como dotar os alunos de competências científicas e técnicas que lhes permitam lidar com situações novas e inovadoras, propícias a uma atuação pautada pela proatividade e competitividade. Os alunos lidam com situações práticas, aplicadas a casos reais que lhes permitem alargar a reflexão com vista à antecipação dos constantes desafios do mercado.

Coordenação do Curso:
Coordenadora: Ana Teresa Machado
Subcoordenadora: Zélia Santos