O LIACOM e a ESCS, a par da FCSH-UNL e do ICNova, estão a co-organizar a I Conferência Ibero-Americana de Publicidade 2025, que irá ocorrer a 6 de outubro, no Beato Innovation District, em Lisboa.
A conferência visa abordar as verossimilhanças específicas dos novos formatos, temáticas, narrativas, meios e causas da comunicação publicitária local, dentro do espaço Ibero-Americano, tendo em conta as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, fruto da globalização, da melhoria generalizada das condições de vida, do maior acesso aos produtos e do aparecimento, crescimento e disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Aceitam-se contributos nacionais e internacionais, não exclusivamente, mas com foco nas seguintes áreas temáticas:
- Publicidade, Criatividade e Estética: criatividade, inovação, branding, storytelling, experiências imersivas e estética publicitária.
- Publicidade, Cultura e Identidade: representações sociais, estereótipos, femvertising, género, inclusão e diversidade social e cultural.
- História e Epistemologia da Publicidade: literacia publicitária, publicidade expandida, evolução da prática publicitária e perspetivas teóricas.
- Publicidade e Ética: consumo consciente, responsabilidade social e sustentabilidade, green washing, rainbow washing, e outros “washings”.
- Publicidade, Sociedade e Política: propaganda, publicidade ativista, propósito de marca, posicionamento social, ativismo corporativo e comunicação pública.
- Publicidade e Transformação Digital: crossmedia, transmedia, inteligência artificial, big data, medias sociais e novas plataformas comunicativas.
Um conjunto de trabalhos, selecionados pela Comissão Científica da Conferência, serão publicados numa edição especial da Revista Signos do Consumo, no início de 2026.
As propostas de artigos a comunicar na conferência poderão ser submetidas até 15 de Junho de 2025.
Consulte aqui a call completa.