Investigadores do LIACOM coorganizaram e participaram na I Conferência Ibero-Americana de Publicidade

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09 Outubro 2025
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O LIACOM marcou presença na I Conferência Ibero-Americana de Publicidade, que teve lugar em Lisboa, no dia 6 de outubro, reunindo investigadores, docentes, profissionais e alunos para debater os desafios contemporâneos da comunicação e da publicidade no espaço ibero-americano.

A equipa do LIACOM teve uma participação expressiva no evento, contribuindo em diferentes áreas – da organização científica e logística à moderação de painéis e à apresentação de comunicações orais que exploraram temas emergentes como a inteligência artificial, o ativismo de marca, a representação do corpo e as dimensões éticas da publicidade contemporânea.

Na organização da conferência, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Publicidade da SOPCOM e o Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), estiveram os investigadores Jorge Veríssimo, Sandra Miranda e Hadassa Oliveira. Jorge Veríssimo e Sandra Miranda  também assumiram papéis de destaque na moderação de sessões, juntamente com as investigadoras Ana Cristina Antunes e Carla Medeiros.

As apresentações orais dos membros do LIACOM abordaram tópicos diversos e inovadores:

  • Bruno Frutuoso Costa, Hadassa Oliveira e Mariana Pinto exploraram “‘Histórias que nos unem’: Análise da retórica nas campanhas publicitárias da Disney”;
  • Hadassa Oliveira, Alexandra Miguel, Sandra Miranda e Jorge Veríssimo analisaram “A utilização da Inteligência Artificial para fins de Ativismo de Marca: Uma análise da campanha ‘Dove | Vamos #Manter a Beleza Real’ da Dove Portugal”;
  • Hadassa Oliveira e Rodrigo Sanches apresentaram “Inteligência Artificial e o Corpo Ciborgue: Reflexões sobre tendências emergentes sobre beleza feminina na publicidade”;
  • Stover Ezequias discutiu “A (In)visibilidade Religiosa na Publicidade Contemporânea”;
  • Vanda de Sousa e Jorge Veríssimo apresentaram o trabalho “Efeitos da IA na comunicação publicitária – Algoritmos, Aura e Autoria: O Desafio Ético e Ontológico da Inteligência Artificial na Comunicação Publicitária”.

A participação do LIACOM na conferência reforça o compromisso do centro de investigação com a produção e disseminação de conhecimento crítico sobre a publicidade e a comunicação contemporânea, destacando a relevância do debate académico ibero-americano sobre as novas fronteiras tecnológicas, sociais e culturais do setor.