Orador principal

Publicação
21 Abril 2025

Gilles Lipovetsky, filósofo francês, é um dos pensadores europeus que mais tem influenciado a análise sobre a sociedade atual. 

É membro do Conseil d’Analyse de la Société – órgão consultivo do primeiro-ministro francês, e autor de uma vasta obra sobre as transformações da sociedade, explorando como a modernidade evoluiu para uma hipermodernidade, marcada pelo hedonismo e narcisismo, pela cultura do excesso, pela ilusão do efémero e pela ascensão do individualismo. 

Das suas obras destacam-se:  “A Era do Vazio” (1983), “O Império do Efémero” (1987), “A Felicidade Paradoxal, Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo” (2006), “Agradar e Tocar, Ensaio sobre a Sociedade da Sedução” (2017), “A Sagração da Autenticidade” (2021) e “A Nova Era do Kitsch” (2023).

A atribuição do título de Doutor Honoris Causa por diversas universidades internacionais, incluindo uma portuguesa, e a concessão da maior distinção da República Francesa, a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra, revelam o reconhecimento da obra e do pensamento de Lipovetsky pela academia e pela sociedade.