Projetos de Investigação

Publicação
18 Julho 2024

LINHA DE INVESTIGAÇÃO 1 — MEDIA, CULTURA E TECNOLOGIA

  • Nome: Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação (com referência IPL/2016/AMOPC_ESCS)
  • Sinopse: Este projeto visa criar um repositório de memórias orais dos profissionais das várias áreas da comunicação. O projeto pretende constituir-se como um repositório de referência de património imaterial respeitante às profissões da comunicação, aberto à sociedade civil e à comunidade académica.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Coordenação: Prof.ª Doutora Filipa Subtil (fsubtil[@]escs.ipl.pt) e Prof. Doutor Jorge Souto (jsouto[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo

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  • Nome: Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem (com referência SAICT-POL/23382/2016)
  • Sinopse: Este projeto tem como objetivo encontrar soluções para comunicar a temática da paisagem a diferentes públicos. O projeto propõe a abertura de um espaço de diálogo sobre Paisagem entre os vários atores de um território através do desenvolvimento de uma plataforma digital de cariz museológico. Esta plataforma constitui-se como um protótipo de um futuro Museu da Paisagem.
  • Financiamento: projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
  • Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo

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  • Nome: PES_CE Entre Serras Project, a network of contemporary art in mountain areas (com referência 101100414-PES_CE).
  • Sinopse: O PES_CE explora a articulação de imagens com expressões e práticas artísticas desenvolvidas em paisagens de montanha em regiões de baixa densidade populacional. Com as atividades propostas (residências artísticas, workshops, caminhadas artísticas, exposições, ações com as comunidades, seminários e edição de publicações e recursos online, entre outras) o projeto pretende iniciar diálogos, reflexões e talvez novos eixos de solidariedade nestes territórios.
  • Financiamento: projeto co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Europa Criativa.
  • Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo

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  • Nome: Jornalismo climático na universidade: um projeto transfronteiriço (com referência FBR_OC2_85).
  • Sinopse: Os media são a principal fonte de informação sobre as alterações climáticas para os cidadãos na maioria dos países. O jornalismo desempenha um papel fundamental na educação e informação sobre um dos nossos maiores desafios sociais numa era de crise climática. No entanto, embora o jornalismo climático esteja a aumentar a nível mundial, a formação dos estudantes de jornalismo nesta área é muitas vezes insuficiente. Ao promover e aumentar a formação em jornalismo climático, o projeto transfronteiriço “O Jornalismo Climático vai à universidade”, com o apoio do programa “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação” dos EEA Grants, une a Escola Superior de Comunicação Social e a Oslo Metropolitan University numa iniciativa bilateral que visa criar uma influência tangível e construtiva nas próximas gerações de jornalistas e nas redações. Os resultados esperados têm potencial para serem duradouros, uma vez que este projeto piloto lançará as bases para uma parceria anual entre a ESCS e a OsloMet que, nos anos seguintes, continuará a apoiar, promover e reforçar a formação em jornalismo climático.
  • Financiamento: EEA Grants – “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação”
  • Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vera Moutinho (vmoutinho[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Terminado.
  • Parceiros: Oslo Metropolitan University (OsloMet)

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  • Nome: EducArt_AI – A utilização da Inteligência Artificial no Ensino Superior Artístico (com referência IPL/IDI&CA2023/EducArt_AI_ESCS).
  • Sinopse: O EducArt_AI pretende estudar a utilização de Inteligência Artificial no ensino superior artístico, através de várias dimensões analíticas, de forma a permitir uma visão e uma compreensão transversal destas práticas emergentes. O projeto pretende também contribuir para a inovação pedagógica no ensino superior artístico, em Portugal.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Coordenador: Prof. Doutor Filipe Montargil (fmontargil[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Filipe Montargil (ESCS/IPL), Adriana Cardoso (ESELx/IPL), Catarina Ferraz (NOVA IMS/UNL) e Vítor Santos (MagIC – NOVA IMS/UNL).

  • Nome: MOOC – Introdução ao Jornalismo de Dados (com referência IPL/IDI&CA2023/MOOC-JorDt_ESCS).
  • Sinopse: Em Portugal, o Jornalismo de dados ainda é uma área a investir, quer nas redações quer nos currículos dos cursos de Comunicação, em geral, e nos de Jornalismo, em particular. Embora seja verdade que os jornalistas sempre trabalharam com dados quantitativos, o volume de dados que atualmente existe na nossa sociedade exige competências técnicas para que estes possam ser examinados com rigor, e assim poderem contribuir para se compreender melhor as questões sociais, políticas e económicas. Mas também para comunicar essa informação através duma narrativa visual clara e rigorosa. Para colmatar esta lacuna, iremos desenvolver um MOOC (Massive Open Online Course) que seja uma introdução ao Jornalismo de Dados. Este MOOC tanto pode ser útil para os estudantes de Comunicação, em particular de Jornalismo, mas também para os profissionais da área.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Cláudia Silvestre (csilvestre[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo
  • Equipa de investigação: Cláudia Silvestre (ESCS-IPL), Fátima Lopes Cardoso (ESCS-IPL), Fernanda Bonacho (ESCS-IPL), Helena Figueiredo Pina (ESCS-IPL), Maria José Mata (ESCS-IPL) e Susana Araújo (ESCS-IPL).

LINHA DE INVESTIGAÇÃO 2 — COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIAS E CRIATIVIDADE

  • Nome: SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing.
  • Sinopse: Projeto com uma abordagem multidisciplinar que visa desenvolver um quadro teórico tendo em conta os desafios atuais do turismo como a sustentabilidade, a digitalização e os comportamentos pós-pandemia dos consumidores, para um novo paradigma de marketing digital colaborativo no turismo. O quadro teórico abordará a forma como os agentes turísticos podem transitar para esse novo paradigma identificando as condições prévias necessárias, os agentes, as suas motivações, processos e resultados esperados. O projeto inclui ainda a validação empírica dos modelos teóricos a desenvolver e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativa para explorar, numa abordagem pragmática, como os modelos validados poderão ser implementados.
  • Financiamento: projeto financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
  • Coordenadora: Teresa Costa, ESCE/IPS (teresa.costa[@]esce.ips.pt)
  • Coordenador: Prof. Doutor João Rosário, ESCS-IPL (jrosario[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Teresa Costa (ESCE/IPS), Lurdes Calisto (ESHTE), João Ferreira do Rosário (ESCS-IPL), Célia Ramos (UAlg), Ana Teresa Machado (ESCS-IPL), Filipe Montargil (ESCS-IPL), Nuno Gustavo (ESHTE), Rui Madeira (ESTSetúbal/IPS), Sandra Nunes (ESCE/IPS) e Zélia Santos (ESCS-IPL).
  • Parceiros: CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo Turismo de Portugal, IP

  • Nome: Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA.
  • Sinopse: In today’s rapidly evolving global landscape, digital corporate communication and digital marketing have emerged as indispensable tools that transcend cultural, societal, corporate, and academic boundaries. Culturally, digital platforms have facilitated unprecedented cultural exchange and understanding, enabling individuals from diverse backgrounds to connect, share, and appreciate each other’s traditions and perspectives. Societally, digital communication has reshaped how we interact with organizations, mobilize for social causes, or stay informed, while digital marketing has transformed consumer behavior and expectations, impacting everything from product discovery to brand loyalty. In the corporate realm, digital strategies have become pivotal for organizations of different sectors and areas, enhancing stakeholder’s relationships and engagement, market reach, and profitability. Academically, the study of digital communication and marketing has become a vital field, providing insights into emerging trends to guide future professionals as they navigate this dynamic landscape. In sum, the relevance of digital communication and marketing today is paramount, influencing how we communicate, connect, and conduct business on a global scale while shaping the academic discourse surrounding these transformative phenomena.
  • Financiamento: projeto financiado pela FLAD – Programa UP, Ensino Superior 2024.
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda[@]escs.ipl.pt)
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Ana Teresa Machado (ESCS-IPL), André Sendin (ESCS-IPL), António Azevedo (ESCS-IPL), Tatiana Nunes (ESCS-IPL), Sandra Pereira (ESCS-IPL), Zélia Santos (ESCS-IPL), Kristen Schiele (PhD, MBA, Associate Professor of Clinical Marketing, University of Southern California USC Marshall), Larry Vincent (PhD, Associate Professor of the Practice of Marketing, USC Marshall) e Arianna Uhalde (PhD, Assistant Professor of Clinical Marketing, USC Marshall).
  • Parceiros: University of Southern California, USC Marshall.

  • Nome: FLOW: Enfrentando Obstáculos ao bem-estar na Academia, será a comunicação organizacional um ponto de partida? (com referência IPL/IDI&CA2023/FLOW_ESCS).
  • Sinopse: Este projeto pretende compreender de que forma as Instituições de Ensino Superior (IES) promovem, através da sua comunicação, o bem-estar dos estudantes, bem como a literacia sobre o mesmo. Através da realização de dois estudos qualitativos, este projeto dá voz aos responsáveis de comunicação e aos estudantes de diversas IES em Portugal.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Rita Monteiro Mourão (rmourao[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Cláudia Pacheco (Instituto Politécnico de Portalegre), Élmano Ricarte (IADE-Universidade Europeia), Inês Sousa (ISCTE-IUL), Ivone Ferreira (Universidade NOVA de Lisboa), Jaime Lourenço (Universidade Autónoma de Lisboa), Milton Cappelletti (IADE-Universidade Europeia), Pedro Marques Gomes (ESCS-IPL), Sandra Miranda (ESCS-IPL), Sónia Silva (UTAD e Universidade Católica) e Susana Mourão (Universidade Autónoma de Lisboa).
  • Parceiros: Federação Académica de Lisboa (FAL); Grupo de Trabalho (GT) de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação).

  • Nome: Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes.
  • Sinopse: Uma equipa multidisciplinar propõe-se, através de uma investigação exploratória de cariz misto, a analisar a comunicação do Programa Mentori@IPL – Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa, com o objetivo de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficientes para aumentar a adesão e compromisso dos estudantes.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Alexandra David (adavid[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Rute Agostinho, Conceição Soares (Serviço de Apoio Psicológico e Educativo / Serviços de Ação Social – IPL), Ana Gama (ESELx–IPL), Ana Margarida Costa (H&TRC – Health & Technology Research Center / ESTeSL – IPL), Ana Cristina Borges (ISEL–IPL), Rita Pereira (ISEL–IPL), Ana Alice Pedro (ISCAL–IPL) e Ana Raposo (ESCS–IPL).

  • Nome: PMEINCoope: A aplicação da teoria do capital social no estudo da capacidade de inovação através da coopetição por PMEs inseridas em clusters setoriais.
  • Sinopse: Este projeto foca-se na coopetição, um termo que define uma estratégia na qual as empresas colaboram com competidores. O principal objetivo do projeto consiste em entender de que forma a coopetição poderá contribuir para a inovação radical e/ou incremental por parte de pequenas e medias empresas inseridas em clusters setoriais.
  • Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenador: Prof. Doutor Nuno Tiago Baptista (nbaptista[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Equipa de investigação: Sandra Miranda (ESCS-IPL), Maria José Dos-Santos (ESCS-IPL), Anna Carolina Boechat (UCP e IADE), Ana Margarida Barreto (UNL)e Fernando Jorge Ribeiro da Mata (CISAS-IPVC).
  • Participante: Paulo Tinta (ESCS-IPL).
  • Parceiro: CISAS-IPVC.


  • Nome: EXPERIENC_IA – Experiência do consumidor de hotelaria e turismo com a inteligência artificial (com referência IPL/IDI&CA2024/EXPERNC_IA_ESCS)
  • Sinopse: Este projeto visa investigar o efeito da confusão gerada pela utilização de plataformas de Inteligência Artificial (IA) de alojamento na intenção de compra dos consumidores durante a fase pré-compra e identificar características a adotar pelas plataformas que mitiguem o nível de confusão.
  • Financiamento: Projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado (amachado[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Parceiros: ESHTE, LIACOM, CiTUR, Turismo de Portugal, Kraz Data Solutions

  • Nome: META: Plataformas digitais e a comunicação pública dos municípios (com referência IPL/IDI&CA2024/META_ESCS)
  • Sinopse: A comunicação pública (entre comunicação política e informação administrativa) em meia centena de municípios portugueses enquanto expressa nas plataformas digitais da METAverso. Investigação num quadro pragmatista utilizando essencialmente como métodos de análise, a análise de conteúdo (nas suas duas vertentes), e a análise textual/retórica.
  • Financiamento: Projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
  • Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes[@]escs.ipl.pt).
  • Estado do Projeto: Ativo.
  • Parceiros: Cardinal Wyszynski University, ISCTE