Missão, Visão e Objetivos

Publicação
18 Abril 2024

Missão e Visão

O LIACOM é um novo centro de investigação que tem como matriz científica o campo de estudo das ciências da comunicação, e que pretende desenvolver uma base investigativa de cariz Aplicado e Laboratorial, baseada num ambiente de experimentação, de criatividade e inovação, com forte ligação às pessoas, às organizações, aos territórios e às comunidades.
De raiz politécnica, a visão do LIACOM baseia-se na premissa de que a intersecção e a colaboração multidisciplinar e inter-profissional entre investigadores e especialistas/profissionais (estes últimos, com assento profissional no sector de atividade da comunicação e dos media: jornalistas, publicitários, relações públicas, designers, produtores, markteers, entre outros) podem co-criar, impulsionar soluções de valor acrescentado e transferir conhecimento para o sector dos media e da comunicação, e com ele contribuir para a valorização e progresso do tecido social e económico das regiões e do país.
É da combinação da expertise de investigadores de diferentes áreas disciplinares e com perfis profissionais da área da comunicação; do estabelecimento de uma intricada, coesa e privilegiada rede de ligação e parcerias com associações e empresas; e do importante cunho tecnológico e laboratorial que o LIACOM possui, que acreditamos reunirmos as condições e a massa crítica para assegurar o sucesso do nosso centro de investigação.

Regulamento LIACOM Versão PT

Objetivos

O LIACOM assenta nos seguintes Objetivos principais:

Investigação aplicada

Realizar investigação aplicada no campo da comunicação e dos média assente numa lógica de cocriação e justaposição com o tecido empresarial e com as comunidades.

Investigação em harmonia com os ODS

Realizar investigação aplicada que contribua para o desenvolvimento de sociedades democráticas, multiculturais, acolhedores, e sustentáveis, em harmonia com os ODS.

Comunicação como vetor estratégico no desenvolvimento

Pensar e promover a comunicação aplicada como vetor estratégico no desenvolvimento das comunidades, das regiões e da sociedade.

Partilhar, estimular e envolver

Partilhar, estimular e envolver os investigadores, os cidadãos e a comunidade com o conhecimento e com a cultura científica, apresentando-se como uma forma inclusiva, colaborativa e transformadora para a ciência e para as sociedades.

Temas e Pilares

Partindo de uma perspetiva inter e transdisciplinar, o LIACOM agrega investigadores com diferentes formações teóricas e tradições metodológicas, estando organizado em dois grandes eixos científicos. Esses eixos correspondem, classicamente, aos eixos de ensino e investigação que se têm vindo a desenvolver na ESCS-IPL há mais de 30 anos, sedimentando as bases científicas e o conhecimento com raízes teóricas na comunicação, mas que consideramos (algumas delas) estarem sub-representados, sobretudo em Portugal, na área dos estudos em comunicação aplicada. Referimo-nos, por exemplo, à Comunicação Estratégica (Comunicação Corporativa, as Relações-Públicas e Comunicação Publicitária), à Comunicação em Marketing ou à Comunicação Audiovisual e Multimédia.

A primeira, Media, Cultura e Tecnologia, está particularmente direcionada para as seguintes linhas temáticas:

Clima, Território e Sustentabilidade: estudar o papel dos meios de comunicação e dos seus profissionais como elementos centrais na mediação da agenda relativa ao clima e às alterações climáticas, garantindo a sustentabilidade ambiental, social e económica dos territórios e das suas comunidades.


Democracia, Literacia e Cidadania: discutir o papel da literacia mediática, da cidadania ativa e informada para uma sociedade inclusiva, livre e democrática.

Tecnologia e Mediação: explorar como a tecnologia media as relações sociais, as narrativas culturais e a construção da realidade, ao mesmo tempo em que questiona seus impactos e implicações éticas na sociedade contemporânea.


A segunda, Comunicação, Estratégias e Criatividade, está particularmente direcionada para as seguintes linhas temáticas:
Comunicação de interesse público: perspetivar a comunicação com e para as comunidades, desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar coletivo, na participação cívica e no progresso social, como é o caso das questões de saúde, do género, da discriminação, do envelhecimento, da ciência ou do clima.


Dinâmicas e Desafios Organizacionais: abordar os novos desafios, as novas formas de governance, e equilíbrios instáveis entre o sucesso organizacional e o bem comum que as organizações (latu sensus) enfrentam, evidenciando o papel estratégico da comunicação e dos profissionais de comunicação nas organizações, na sua relação com a sociedade, em especial com o sector empresarial e público.


Estratégias, Marcas e Consumo: Analisar o consumo, o consumidor e as práticas de consumo na sua relação com as marcas, enquanto dimensões enquadradas à luz de um quadro social, cultural e comunicacional estratégico próprio.